terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Vínculo Professor e Aluno

Trabalhamos para uma escola cada vez mais acolhedora e temos consciência de que atualmente este é um dos maiores desafios, embora tenhamos consciência que há casos em que a parceria na corresponsabilidade de educar esteja ausente, principalmente na formação integral das crianças e adolescentes. Mesmo assim a escola sempre se coloca disposta a contribuir e cumprir a sua parte com educadores responsáveis e éticos. Neste sentido, é importante fortalecer o vínculo entre professor/aluno em cada início de ano letivo. Essa interação irá facilitar todo o trabalho durante todo ano e é imprescindível no estabelecimento das metas e aprimoramento da prática docente e pedagógica com a turma. Princípios como respeito, ética e solidariedade são decisivos para o bom desempenho dos alunos e estes acontecem em pequenos gestos desde os primeiros dias de aula. Ao valorizar as relações humanas entre os pequenos, estamos investindo na transformação da escola como verdadeiro espaço de aprendizagem. Ao refletirmos sobre o direito à Educação Básica que toda criança deve ser contemplada, podemos fazer uma ponte entre o direito e a garantia da boa convivência e acesso ao conhecimento. A principal função social da escola ainda é ensinar, mas ensinar implica em buscar estratégias para atender a todos sem distinção. Buscar caminhos para acolher, cuidar e proteger todas as crianças em suas necessidades ou carências.
O bom convívio é essencial em todos os ambientes e em qualquer atividade que se proponha desenvolver junto ao outro, em equipe. Seja no trabalho, nos esportes, no trânsito, em qualquer ambiente social, mas principalmente no ambiente escolar. Neste sentido é importante que a ação de ensinar não esteja voltada apenas na transmissão do saber, no treinamento, na transferência de informações sem que haja a devida interação entre os alunos e o professor. Acreditamos que a escola cumpre seu papel quando colabora na formação integral de seres humanos, capazes de trabalhar num processo cooperativo e respeitoso, no qual as relações de confiança e amizade se fortalecem naturalmente. É importante que a figura da gestora contagie toda a sua equipe escolar, na perspectiva de criar um ambiente onde haja espaço para ouvir a opinião de todos e participação na divisão das tarefas e responsabilidades, onde as regras de convívio não sejam ignoradas e as relações de conflitos sejam de fortalecimento para todos os envolvidos. Onde o exercício da autoridade seja compreendido e exercido eticamente. Para que essa convivência harmoniosa seja estabelecida entre toda a equipe escolar e principalmente entre professores e alunos durante todo o ano letivo, é preciso fazer consultas, mediar os conflitos e rever os percursos, o que se realiza com corresponsabilidade dentro do espaço escola, ou melhor, na comunidade de aprender e não na fábrica do apenas ensinar. No livro “A Motivação do Aluno – Contribuições da Psicologia Contemporânea”, de Evely Boruchovitch, há dicas de como ser exemplo para motivar a turma e selecionar atividades que sejam interessantes e desafiadoras para todos.

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