terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

"Educar é Conhecer, Acolher e Cuidar"

Antes de se iniciar qualquer processo em educação é preciso um planejamento, antes do planejamento é necessário saber com quem e para quem vamos preparar as propostas de aprendizagem. A partir daí, a tomada de decisões deve ser coletiva, junto à equipe escolar. Nesta perspectiva, o professor deve contar com o apoio e o incentivo da coordenação pedagógica e da direção, além disso, é preciso estar disposto a inovar sua prática, mostrar-se aberto às mudanças e buscar ajuda sem receio de errar. Um planejamento detalhado e bem amparado pela equipe escolar, deve ser o instrumento orientador das atividades de todo o ano letivo. Ao conhecer a turma, o professor organiza sua ação pedagógica por níveis de conhecimento, só depois sai em busca e decide sobre o que vai trabalhar com cada grupo e com cada criança em particular, respeitando as habilidades e competências individuais. No entanto, identificar os níveis de conhecimento em uma sala de aula não garante que todos aprendam. É necessário conhecer e acolher cada criança em sua singularidade, com seus medos e anseios. Para isso, o gestor é a peça chave desde o início do processo. Ao alertar seus professores sobre os alunos merecedores de atenção, carentes de afeto e amor, cheios do desejo de aprender embora entre as muitas dificuldades que lhes afligem, nem sempre colocadas por sua própria natureza, mas pelas suas condições básicas, ou ainda pela falta delas em seu meio familiar e social. Essa sensibilidade do educador deve estar presente no seu dia a dia com as crianças e ser precursora na escolha e uso das estratégias didáticas, expressas sob dois aspectos essenciais da aprendizagem: o cognitivo e o afetivo de um de seus alunos. É bem verdade que todo professor quer ensinar o melhor, mas é verdade também que nossa realidade requer novas formas de gerir e de tratar o conhecimento. Ao buscar ensinar nossas crianças, primeiramente temos de conhecê-las melhor, saber das suas pré-condições para a aprendizagem ser significativa. A capacidade de vincular os conteúdos escolares às situações que façam sentido aos alunos continua sendo um grande desafio para a maioria dos professores. Nunca foi tão urgente a necessidade de adotar uma postura de “escuta” aos verdadeiros anseios de nossos alunos. Ter claro o que realmente eles precisam aprender e entender o modo como eles aprendem e as dificuldades que têm de enfrentar, como se sentem e como podemos influir em suas relações afetivas e sociais, tornando-os capazes de atuar com autonomia em nossa sociedade. É esse é o desafio do verdadeiro educador.

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