sábado, 17 de setembro de 2011

MUDANÇA DE PARADIGMA COM A EXPERIÊNCIA EM EaD

Ao iniciar o curso de Pós Graduação sobre EaD, temática tão atual e instigante, repensei minha visão e ressalvas quanto a essa nova metodologia na educação. Sempre disposta a estudar e ampliar os conhecimentos, o desafio com a EaD podiam refletir minhas dificuldades com o acompanhamento dos avanços tecnológicos, aspecto este que talvez tenha contribuído com as ressalvas e com o adiamento do primeiro curso EaD. Percebo que a velocidade das ferramentas disponíveis que ainda assustam profissionais de várias áreas no mercado de trabalho, pode ser a mesma que desafia cada vez mais a busca por inovações e especializações tecnológicas. O contato com a qualidade dos textos selecionados para a primeira disciplina desse curso de Pós Graduação da Anhanguera Educacional - Uniderp me deixou fascinada, pela oportunidade em refletir junto aos autores, renomados nos assuntos, os novos caminhos para a educação e a suas contribuições para a aprendizagem humana. Como foi citado pelo professor Dr. João Mattar, ao referir-se à era do conectivismo: “a cognição e a aprendizagem são distribuídas não apenas entre pessoas, mas também entre artefatos”. É muito prazeroso participar de cursos desse nível, onde encontramos pessoas realmente dispostas a deixar registrada a sua contribuição como educadores. Demorei para postar comentários nos blogs visitados, mas retornei a eles muitas vezes. Retomar as leituras impulsionaram-me a evoluir sempre mais. A experiência com a tarefa do blog tem proporcionado uma sensação de “liberdade de expressão”, além é claro, do contato com vários blogs interessantes, o que tem contribuído para avançar a visão sobre como utilizar as ferramentas da informática a favor da educação nos dias de hoje. Aos poucos fui elaborando o conhecimento necessário para estudar EaD, me sentindo mais segura e confiante nas descobertas e nas trocas de informações.
Professores como Dr. João Mattar e Dr. José Moran, são pessoas pioneiras na EaD, ficarão como eternos mestres para os aprendizes dessa nova versão de ensino em educação.
Ao assistir as Webs notei a convicção com que tratam do assunto, o entusiasmo que procuram passar aos seus alunos. Compartilham conhecimento de um modo humilde e conceitual, colocando-nos a par de tudo o que há de mais moderno e atual sobre a EaD no Brasil e no Mundo.
Conforme diz o Dr. Moran, a EaD é extremamente adequada para um país como o Brasil, além de apresentar-se como eixo fundamental na educação atual. A própria LDB define a EaD como educação fundamentada e de igual valor aos cursos presenciais, sendo entendida e aceita como um caminho para encurtar a aprendizagem, ou seja, o MEC vem aprimorando os recursos da EaD no Brasil, e, por meio da Portaria nº 4059/2004, estabeleceu a possibilidade dos cursos presenciais de graduação oferecerem 20% da sua carga horária total de um curso ou 20% da carga horária de cada disciplina na modalidade à distância. Isso após o Decreto nº 5.622/2005, que regulamenta o Art. 80 da Lei 9394/96 com reconhecimento de sua importância em cenário nacional.
Apesar de preconceitos e resistências ainda existirem, a EaD caminha cada vez mais para uma educação diversificada, flexível e multidimensional. Nos dias contemporâneos, atuar na EaD tem ampliado o universo de empregabilidade para professores e favorecido a formação de profissionais mais evoluídos, competentes e realizados em todas as dimensões.
Importante também, ressaltar a contribuição da EaD quanto à autonomia do estudante, o ideal é ensinar nossos alunos a serem autônomos, autores do seu próprio conhecimento. Neste aspecto, a EaD favorece o aprimoramento da autonomia, pois exige que o estudante se torne um autodidata, que faça suas reflexões e armazene suas opiniões e promova as interações com o outro (ser humano). Enfim, colabora para que o aluno aprenda a aprender como estudar.
As possibilidades de ampliar nossos contatos nos dias de hoje avançam para o hábito da participação ativa nas redes sociais, com o uso dos recursos da internet. Onde é possível não só ouvir e ter acesso às discussões e opiniões diversas, o indivíduo também pode dar sua opinião, pode colocar-se na rede, à disposição de todos, a sua visão, suas críticas e os benefícios para o seu crescimento pessoal. Inclusive, num patamar de aprendizado maior, há também a contribuição dos apontamentos com aquilo que não acrescenta nada de bom na vida do indivíduo.
As possibilidades de acesso à educação se ampliaram historicamente no Brasil e a tendência do crescimento gradativo que a EaD tem proporcionado é contemporânea e tende a atingir o maior número de adeptos possível. Além disso, avançar para formatos cada vez mais acessíveis a todos os públicos, de modo a garantir a valorização do professor mediador e orientador e o acesso à educação para todos; com o foco na aprendizagem e na diversidade do conhecimento e favorecimento da ferramenta colaborativa. Dessa forma, a EaD preserva um aspecto cultural reconhecido como oportunidade de educação para todos.
No Brasil essa é uma tendência para conseguirmos atingir as metas da educação.
A EaD se apresenta há muito tempo como um caminho para inovação e renovação educacional, seja no ensino regular e formal, seja na educação corporativa, seja na formação profissional continuada.
O Prof. Dr. José Moran nos diz que “As tecnologias dependem também de como cada um, professores, alunos e gestores os utilizem em seus contextos”. Sobre a gestão pedagógica aliada ao uso das novas tecnologias, Prof. Moran reúne importantes passos para que essas tecnologias estejam a favor de todos os envolvidos no processo ensino e aprendizagem: o acesso, o domínio técnico, no qual a capacitação para saber usar, é a destreza que se adquire com a prática; e o domínio pedagógico gerencial, que consiste em o que podemos fazer com essas tecnologias para facilitar o processo de aprendizagem, para que alunos, professores e pais acessem mais facilmente as informações pertinentes. (http://eca.usp.br/prof/moran/gestao)
A EaD atua também na relação afetiva entre estudantes e professores, uma vez que facilita o diálogo por meio da teleaula, da webaula e possibilita ao aluno enviar suas mensagens à distância e ao mesmo tempo enquanto vê seu professor na tela.
O tutor à distância tem caráter de professor auxiliar ou assistente para atendimento aos alunos. Acompanha grupos de alunos à distância.
A interação com os blogs envolve não só a inovação nas relações em educação, mas valoriza a democratização das opiniões e sugestões que surgem nos diferentes debates e trocas de experiências, artigos, leituras e conteúdos postados, enfim, reúne uma fonte enorme de saberes e estilos de aprendizagem, o que de certa forma caracteriza cada um na sua condição de ser cognoscitivo, capaz de evoluir sempre.

2 comentários:

  1. Olá Gisela,
    Parabéns pela tua iniciativa. Tua escrita é muito sensível. Educar para evoluir...sempre!
    Abraços,
    Carlos Eduardo
    veredaspulsionais.blogspot.com

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  2. Olá Carlos Eduardo,
    É um prazer vê-lo por aqui, espero que me ajude nesta nova jornada. Conheci seu blog por meio de uma amiga e pela afinidade com suas temáticas sobre a psicanálise e psicologia. Estudar essa área é o meu grande desafio como educadora. Ainda estou longe de "conhecer" o assunto, mas gosto muito dessas leituras e afins das contribuições em neurociências. Obrigada por colaborar, Gisela

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