domingo, 18 de setembro de 2011

CONGRESSO SABER 2011

Estive no Congresso "Educação SABER 2011", em São Paulo. Foi um final de semana bastante reflexivo sobre a prática docente e os hábitos de estudo. Falar em hábitos de estudo é muito diferente de oportunidades quanto ao acesso aos estudos. Hoje lidamos com as possibilidades da EaD, o que não torna o processo mais fácil, mas de certa forma viabiliza as possibilidades de o aluno conseguir se organizar e encontrar dentro da sua rotina o ambiente adequado para estabelecer seus hábitos de estudo.
"Durante muito tempo, acreditou-se que inteligência fosse uma característica inata. O fator genético era considerado bem mais influente do que o fator ambiental. Porém, devido aos avanços da neurociências, ficou demonstrado que inteligência, talento e vocação são características que podem ser adquiridas com facilidade e um pouco de esforço(...)" (Palavras do Prof. Pierluigi Piazzi)
A partir das colocações na palestra do Professor Peir, fiz várias reflexões sobre a bandeira que tenho procurado defendido com as práticas e estudos da Psicopedagogia. A Psicopedagogia é uma área da Educação cujo objetivo maior é o olhar atento ao movimento de busca por respostas e estratégias que facilitem o processo de aprender como se aprende. Contribuir na construção dos hábitos de estudo e na organização da vida escolar de crianças e adolescentes. Apoiar o processo de ensino e de aprendizagem que ocorre na vida de cada pessoa em particular. É importante enxergar o aluno como um ser humano único, capaz de construir a sua própria história e deixar as suas marcas e marcas de qualidade, de polidez, que contribuam na sua formação ética, moral e política, mas que também sirva de exemplo para o outro, para a sociedade, que deixe o seu legado, que escreva a sua história e fortaleça sua resiliência à vida real.
Respeitar o aluno no seu ritmo, no seu tempo de descoberta e construção, são tarefas da escola nova; mas subsidiar esse processo e incentivá-lo a buscar caminhos que favoreçam o aprendizado, fortalecer seus vínculos com a sua escola, de maneira que se torne uma pessoa feliz e autônoma, são tarefas nobres do professor que não vai ser substituído por nenhuma outra figura na vida de crianças e jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário